CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

6 dicas para organizar a casa de uma pessoa com Alzheimer

organização da casa de um idoso com Alzheimer

É importante que os doentes de Alzheimer vivam em uma casa com ambiente físico, emocional e social adaptado às suas necessidades. Essa organização irá ajudar tanto ao doente quanto aos familiares e cuidadores que convivem com ele. 

Mas lembre-se: é importante manter um ambiente estável, simples e rotineiro!

Conheça 6 dicas para deixar o ambiente organizado para o doente de Alzheimer:

  1. Evite ambientes com muitos estímulos. Informações demais podem interferir na execução das tarefas do doente. Escolha os objetos que vão compor o lugar com bastante cuidado;
  2. Mude o ambiente de forma gradativa. Fazer mudanças bruscas de móveis e decoração pode deixar o doente de Alzheimer desorientado;
  3. Preserve objetos e mobílias que tenham algum significado para o doente. Manter alguns elementos conhecidos passa ao doente a sensação de realmente “estar em casa”. Caso o objeto esteja desgastado ou estragado, busque dar uma cara nova à ele.
  4. Sempre que tiver alguma mudança na casa, explique para o doente de Alzheimer de forma clara e simples, mesmo que você tenha que repetir essa informação algumas vezes.
  5. Mantenha os objetos sempre no mesmo local, assim como suas cores e formas. Por exemplo: se o idoso usa o shampoo azul durante o banho, procure sempre marcas que possuam embalagens dessa cor; o mesmo vale para utensílios como copos, talheres e outros objetos de decoração. Colocar essas estratégias em prática logo nas fases iniciais da doença pode ajudar bastante o desempenho do doente.
  6. Procure realizar as atividades de rotina sempre no mesmo local e horário, como realizar as refeições somente na cozinha, com utensílios que só o doente usa.
Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *