De todas as dificuldades pelas quais uma pessoa passa ao cuidar de um idoso com o Alzheimer, talvez o stress seja um dos piores. Ele pode desencadear sentimentos como raiva, ansiedade, insônia e até mesmo depressão, tanto no paciente quanto no cuidador.
Para aliviar um pouco esse estado emocional, a aromaterapia tem sido uma boa saída. Com Óleos Essenciais Puros ajudam a combater esses sentimentos negativos e colabora para uma rotina mais tranqüila e equilibrada.
Essa técnica é indicada tanto para o paciente que possui Alzheimer quanto para seu cuidador ficarem relaxados durante o dia, tratando e evitando crises de estresse do doente. “Com a Aromaterapia, vai-se percebendo uma redução nas crises de estresse que envolvem os pacientes de Alzheimer porque há maior equilíbrio das emoções. Tenho percebido que o paciente gosta de receber a Aromaterapia e anseia por ser cuidado – e isso faz bem também ao cuidador, que sente resultado no tratamento que está aplicando”, explica Sâmia Maluf, aromaterapeuta.
A aplicação dos óleos essenciais podem ser feitas por meio de inalação, compressas, banhos, loções e massagens. Para cada situação existe um óleo indicado. Confira abaixo algumas emoções que podem ser atenuadas com o uso da aromaterapia.
- Acalmar a raiva = Ylang-Ylang
- Raiva não expressa = Alecrim
- Ansiedade = Bergamota
- Apatia = Patchouli e Alecrim
- Depressão = Sálvia Esclaréia e Gerânio ou 10 gotas de cada Óleo Essencial (mistura), que são: Bergamota, Gerânio, Grapefruit, Laranja, Vetivert e Ylang-Ylang
- Tendências suicidas: Sálvia Esclaréia
- Insônia = Manjerona, Ylang-Ylang, Lavanda e Laranja
- Letargia = Cipreste
- Medo = Gerânio e/ou Junípero
- Baixa autoestima = Grapefruit
- Perda ou luto = Cipreste
- Estresse mental = todos os cítricos (Laranja, Limão e outros), Lemongrass, Capim Santo
- Relaxamento = Lavanda, Bergamota, Ylang Ylang
- Estimulante = Hortelã Pimenta, Hortelã do Brasil, Campim Santo
- Choque emocional = use 10 gotas de cada Óleo Essencial (mistura), que são: Limão, Neroli e Olíbano


