Muito se tem pesquisado sobre formas de retardar e até mesmo curar a doença de Alzheimer, mas até o momento, nenhum tratamento mostrou a eficácia necessária para trazer mais tranquilidade aos familiares e doentes. Estudos com o composto EPPS prometem bons resultados.
Pesquisas com a droga Solanezumab vêm sendo realizadas por cientistas americanos com o intuito de conseguir tratar a doença em seu estágio inicial; assim como os chineses ainda buscam uma forma de desacelerar o avanço da doença.
Mais um estudo que promete ajudar no tratamento da doença está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia, da Coréia do Sul. Os coreanos encontraram um elemento que foi capaz de reverter o Alzheimer em ratos, demonstrando resultados bem-sucedidos até o momento.
O responsável pela reversão do Alzheimer em ratos é o composto químico EPPS, semelhante à taurina, um aminoácido geralmente encontrado em bebidas energéticas. Quando adicionado à água dos ratos que apresentavam sintomas do Alzheimer, os bichinhos mostraram grande melhora de desempenho nos testes de comportamento e de labirinto, comparados aos ratos que não receberam o mesmo composto.
Ao analisar como o cérebro dos animais havia se comportado após a ingestão do composto EPPS, os cientistas constataram que as placas da proteína beta-amilóide (que ficam grudadas no cérebro e dificultam a comunicação nervosa) tinham diminuído consideravelmente. O processo funciona como uma “limpeza”, já que a substância se liga aos beta-amilóides e os faz desgrudar do cérebro, convertendo-os em moléculas mais simples.
Os testes ainda não foram feitos em humanos, portanto, sua eficácia contra o Alzheimer ainda não foi comprovada. No cérebro humano, a aglutinação das placas beta-amilóides acontece de uma forma diferente, o que torna o processo de “descolagem” um pouco mais difícil.
Para o líder da pesquisa, YoungSoo Kim, nem esse processo, nem qualquer outro que esteja sendo estudado, será capaz de conseguir reverter os danos causados pelo Alzheimer, mas eles o poderão funcionar de forma compensatória, impedindo o avanço da doença e salvando o doente da morte.



Parabéns pelo blog! sempre acompanho.
http://www.zellarhomecare.com.br
muito bom ler sobre alzheimer, e sobre os estudos para melhoria da evolução da doença. assuntos muito pertinentes ao meu ramo de trabalho.
Muito bom saber sobre o avanço dos estudos em relação ao Alzheimer.
Os assuntos aqui publicados sao importantes mantendo as pessoas conectadas com a atualidade, visto o grande indice de idades avancadas, ajudando a se cuidarem.
Gostaria de saber tudo sobre o Alzheimer!
Muy interesante todo lo planteado sobre esa enfermedad;agradezco y siempre quiero recibir novedades al pespecto.