CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

Designer cria louças que facilitam a alimentação de pessoas com Alzheimer

EatWell

Pessoas com Alzheimer possuem certas dificuldades na hora de realizar atividades do dia a dia, principalmente quando o assunto é a alimentação. Talheres e pratos comuns não atendem às necessidades especiais dos doentes de Alzheimer e muitas vezes causam alguns acidentes e constrangimentos aos idosos.

Foi pensando nisso e inspirada por sua avó, que também possui a doença, que a designer industrial Sha Yao decidiu criar o EatWell, um conjunto de utensílios de mesa que ajudam pessoas com Alzheimer a se alimentar de forma mais fácil.

Desde que a avó foi diagnosticada com Alzheimer, Sha Yao tornou-se voluntária em um centro de atendimento ao idoso, passando a conviver e conhecer mais sobre as necessidades dos doentes.

Sha You notou que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos idosos com Alzheimer era em relação à alimentação. Foi então que teve a ideia de desenvolver utensílios que pudessem auxiliar os idosos na hora das refeições.  Dessa forma o EatWell surgiu, oferecendo kits com pratos, copos e talheres que são anatomicamente ajustados para facilitar o manejo pelos idosos com Alzheimer.

kit4

 

kit3

 

 

Além da anatomia, cores e materiais também foram levados em conta na hora da produção do EatWell, visando melhorar a experiência dos pacientes ao se alimentar. Os pratos possuem um ângulo de 90° que permite um encaixe perfeito da colher, facilitando a hora de pegar o alimento do prato e levar até a boca. Além disso, copos e canecas são revestidos de borracha na parte inferior, evitando que sejam derrubados com facilidade.

Para o lançamento do EatWell, Sha Yao contou com o financiamento coletivo através da plataforma Indiegogo, onde você pode comprar os kits por valores entre U$55 (kit com 4 peças) e U$110 (kit com 8 peças).  O fundo já arrecadou até hoje cerca de U$100 mil. O projeto também conquistou em 2014 o prêmio máximo no Stanford Design Challenge.

Confira no vídeo como os utensílios funcionam na prática! (em inglês)

 

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

4 ComentáriosDeixe um comentário

  • Estou ainda na fase inicial da doença, entretanto começo a me precaver e estou disposto tudo o que me é possível sobre o que irá me ocorrer, como posso evitar e como devo agir. Conhecer um produto desenvolvido para um fim definido é algo interessante e importante.

  • Fiquei contente de ver que vcs pensaram em ajudar no material para alimentação, pois vemos que as pessoas tem dificuldades. Elas são bonitas , coloridas, alegres. Muito fácil de manusear. Gostaria de saber como adquirir estes conjuntos,valor e pagamento.Pois tenho um tio que está com Alzheimer.
    Desde já agradeço. Raimunda Gomes

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *