CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

Exame de sangue que pode prever Alzheimer

exame de sangue
  Os artigos publicados pelo CONAZ têm o intuito de divulgar informações sobre os avanços de estudos relacionados ao Alzheimer pelo mundo. Este artigo apresenta pesquisas e testes preliminares que ainda não tiveram sua eficácia comprovada no tratamento/prevenção da doença. Para esclarecer qualquer dúvida ou obter mais informações, o leitor deverá procurar o órgão ou empresa responsável pelo estudo divulgado.

Testes sanguíneos que avaliam compostos no sangue são a nova aposta para identificar a doença com antecedência

Mais um passo importante foi dado nas pesquisas sobre o Alzheimer. Cientistas britânicos criaram um diferente exame de sangue que pode detectar com antecedência as chances de uma pessoa desenvolver a doença no futuro. O estudo conseguiu identificar um conjunto de proteínas no sangue, que são capazes de prever o surgimemento da doença com até 87% de precisão.

Outro exame também foi desenvolvido pelos EUA. Através dele, o Alzheimer pode ser detectado até 3 anos antes de surgirem os primeiros sintomas. Para atestar a doença nesse exame, os cientistas buscam tipos específicos de gordura no sangue de um paciente. Mais de 90% de precisão foram obtidos com os resultados.  Mas, apesar de todo esse avanço, ainda não há previsão para que o teste esteja disponível em clínicas e hospitais de todo o mundo.

Os primeiros sintomas do Alzheimer só começam a se manifestar uma década depois do início da doença, por isso, o objetivo das pesquisas atuais é identificar e tratar a demência logo em seu estágio inicial, o que irá permitir novos avanços.

Ian Pike, médico da Proteome Sciences, companhia que faz pesquisas na área farmacêutica, considera que o exame de sangue é “um grande passo” nas pesquisas sobre a demência.

“Ainda vai levar tempo e mais testes com pacientes para termos certeza de que esses exames podem ser usados rotineiramente. Mas este processo pode ser iniciado agora”, afirmou.

Para os médicos conseguirem confirmar a existência da doença com antecedência, além da análise do sangue, também deverão ser feitos outros exames, como tomografias cerebrais e testes de fluídos da coluna vertebral. Agora, é aguardar o desenrolar das pesquisas e torcer para que os cientistas desenvolvam-nas da melhor forma possível!

 

 

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

39 ComentáriosDeixe um comentário

  • Nossa, que ótima notícia!
    Parabéns aos médicos!

    Espero que a população tenha acesso a esse exame o mais breve possível, poi isso pode mudar muitas vidas!

  • Minha mãe está sofrendo com essa doença. Seria maravilhoso poder fazer este exame. Assim já poderia começar o tratamento preventivo .Já tenho 62 anos.

  • Sou filha de uma portadora de alzheimer e gostaria muito de me cadastrar como possivel cobaia pra testes desta doença eu cuido de minha mãe e sei quão terrível ela é. Gostaria de me colocar a disposição de laboratórios já que possívelmente terei esta doença caso se confirme hereditariedade.

  • Meu pai teve alzheimer à 20 anos atrás e minha mãe está com esta doença à 2 anos que descobrimos, estamos cuidando dela é difícil cuidar de pessoas com alzheimer mas vamos conseguir dar a ela muito amor, paciência e dedicação para wue ela tenha uma vida com qualidade.

  • Fico muito feliz em saber sobre esse avanço das pesquisas sobre essa terrível doença, pois o Sr.Alzheimer está cada vez mais invadindo nossas casas, nossas vidas. Adoraria fazer esse teste, pois estou passando essa situação com minha mãe, e como minhas 02 tias tinham e mais 02 tios tbem, fazer os exames para mim seria um prazer.

  • Muito bom. Gostaria de fazer parte desta pesquisa, tenho minha mãe com Alzheimer e penso que devemos ganhar tempo. Com um familiar, meu exemplo, acompanhando desde seus 65 anos (diagnóstico e início do tratamento/medicamento) e hoje com 77 anos, avanços significativos e atualmente dependente de tudo, não dá para esperar.

  • Que esses avanços sejam abençoados,e que o mundo seja privilegiado o mais breve possível para que diminua o sofrimento dos portadores , cuidadores e principalmente familiares, pois há momentos que perdemos o chão e nos sentimos de mãos amarradas sem saber o que fazer para ajudar.

  • MEU MARIDO ESTA COM A DOENÇA CUSTEI PERCEBER POIS ERA UM HOMEM INTELIGENTE E FAZIA DE TUDO AGORA ESTA DEPENDENDO DE MIM E SÓ TM 74 ANOS PENA QUE TEM CURA PRA QUASE TODAS AS DOENÇAS E PRA ESSA NÃO PERECE Q NÃO SE INTEREÇÃO POR DESCOBRIR UM REMÉDIO OLHA QUE OS CIENTISTAS SÃO EFICIENTES Q PENA ISSO

  • Parabéns, sabermos que novas esperanças nos acompanham para o futuro. Esses exames de sangue estão disponíveis no Brasil? Atenciosamente, Sandra Leite Benda

  • Estou muito entusiasmada com essa mais nova descoberta. Quantas pessoas poderão se beneficiar disso ! Tudo o que envolve a cura ou o retrocesso da doença já é um grande passo.

  • Fico muito feliz com a notícia. Pesquisas sempre demandam tempo e dinheiro. Mas espero que em breve possam ser testadas em humanos. Gostaria de ser cobaia. Minha mãe é portadora de DA há mais de 20 anos. Me preocupa poder também ter o gene da doença. Quanto mais cedo for o diagnóstico, mais rápido podemos retardar o aparecimento dela. Estou à disposição de qualquer laboratório.

  • Estou esperançosa e à disposição para testes, exames e tudo q possa contribuir para o retardamento, paralisação e cura definitiva da enfermidade cruel, q é a DA. No q pese o sofrimento de passar diuturnamente com minha mãe com tal diagnóstico, venho adotando todas as medidas para melhorar sua qualidade de vida. Lamentavelmente sem êxito. É angustiante assistir a pessoa mais amada, já idosa sofrer com enfermidade tão devastadora. Q Deus ilumine e prepare todos os recursos para aqueles q buscam formas de atacar a DA. Parabéns aos empenhados e valentes guerreiros!!!

  • QUE JESUS ABENÇOE ! TOMARA QUE ESSE EXAME CHEGUE O QUANTO ANTES EM TODOS OS PAÍSES, ASSIM SERÁ MAIS UMA COISA PARA PREVENIR ESSA DOENÇA ALÉM DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR. NÓS SOMOS O QUE COMEMOS, POR ISSO DEVEMOS COMER SOMENTE O QUE DEUS CRIOU E NOS LIBERTAR DOS INDUSTRIALIZADOS ! PARABÉNS AOS CIENTISTAS RENOMADOS QUE TRABALHAM INCANSAVELMENTE PARA O BEM DA SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DO POVO ! QUE JESUS OS ENVOLVA !

  • Parabéns! que Deus abençoe a todos os cientistas no avanço para ter cura esta doença pois é muito triste perder um ente querido assim . Se puder quero participar como voluntaria para testes .

  • Estou ansiosa que se possa fazer esses testes em Portugal , vou fazer 63 anos e a minha mãe tinha 70 quando foi diagnosticada a doença de Alzheimer, e é genético ,pois várias mulheres da família tiveram ! Também não me importo nada de ser voluntária para os testes !

  • Olá.
    Muito bom esse site, tenho certeza que vai nós ajudar bastaste. Tenho minha mãe com 84 anos, opôs ser acometida de um AVC em 2012, foi diagnosticado há dois anos o Alzheimer, muito difícil cuidar de uma pessoa com seqüelas do AVC mais o Alzheimer
    Precisamos de ajuda profissional e muita paciência para cuidar, principalmente da nossa mãe. Peço ajuda, pois tenho duas pessoas para cuidar mas e muito cansativo, pois precisamos está vigilantes e não podemos deixar dopada por medicamentos.
    A braços.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *