CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

Novo jogo que estimula a memória de doentes de Alzheimer é desenvolvido

jogo que estimula a memória de doentes de Alzheimer

O game eletrônico desenvolvido pela terapeuta ocupacional, Denise Cavalcante, busca estimular a memória e concentração de doentes de Alzheimer. Resultado da pesquisa de mestrado de Denise, defendida na Universidade do Vale do São Franco, (Univasf),o jogo tem um grande diferencial: ele pode ser personalizado.

Chamado de Software to Improve Memory (SIM), ou software para melhorar a memória, o game permite que sejam criados cadastros personalizados, com imagens de familiares e amigos. Ele funciona como um jogo da memória, onde o doente precisa achar pares das fotos.  A função do game é ajudar os doentes de Alzheimer a recordar nomes e rostos conhecidos, facilitando o convívio familiar. Outro diferencial é que o game disponibiliza o acompanhamento do desempenho do doente, gerando um relatório sobre os dados de cada partida.

Geralmente os jogos são usados para aumentar o nível de atenção do doente, assim como estimular a concentração e memória.  Segundo a criadora do jogo, que também é coordenadora da Sub-regional de Petrolina (PE) da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), “ele ajuda a potencializar as funções cognitivas, auxiliando no tratamento. O aplicativo que desenvolvemos se enquadra na categoria de serious games, que são jogos com fins terapêuticos”, afirma.

O jogo ainda não está disponível para download, porque está em fase de patente. No futuro, ele poderá ser baixado tanto por aparelhos Android quanto para web.

 

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

7 ComentáriosDeixe um comentário

  • Estou interessada nesse jogo. Trabalho em uma ILPI (Instituição Longa Permanência para pessoas Idosas), bem como atendo uma população de idosos em meu consultório. Sou psicóloga clínica e social, hipnóloga e cooaching. Aguardo notícias. Obrigada.
    Gostaria de conhecer pessoalmente seu trabalho. Abraços. Ah, sou de Campinas/SP
    Achei sensacional!!!!!!

  • Parabéns! o problema maior em toda as brilhantes idéias e descobertas são empe cílios que se formam em torno de uma liberação, de disponibilidade, e acessos… então quem fica prejudicada é o paciente….pois cada dia é precioso a ele….uma pena….enfim … os futuros pacientes sucesso….sorte ….que tenham posto no mercado com preços condizentes.

  • Gostaria de receber sugestões de atividades para desenvolver que minha mae que foi diagnosticada com Alzheimer primeiro estagio. Ela fica muito ociosa no periodo da tarde. Ela ficou com uma certa dificuldade de visão por isso não consegue mais fazer croche e nem costurar. E me preocupa ela ficar sem fazer nada. Não gosta de sair a pé pois tem medo do movimento . Tem ficado muito apegada a mim. Mas ele faz algumas coisas no periodo da manha como me ajuda na limpeza da casa, arruma muito bem uma cozinha e cuida da sua higiene pessoal sozinha.
    Obrigada desde de ja.
    Elizabet
    Poços de Caldas / MG

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *