CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

Número de pessoas mais velhas nas redes sociais aumenta a cada ano!

Casal de idosos aprendendo a usar a internet

Assim como a internet, as redes sociais não têm sido utilizadas apenas pelos mais jovens. Segundo pesquisa do Comitê Gestor da Internet, nos últimos anos o Brasil ganhou milhões de novos internautas com mais de 45 anos. Grande parte desses são também novatos nas redes sociais – todos querem se manter antenados às novidades e estar em contato com familiares e parentes.

Essa tendência é ainda mais forte nos Estados Unidos onde a presença de pessoas com mais 65 anos nas redes sociais só tem aumentado. Lá, metade dos internautas nessa faixa etária já utilizavam regularmente essas redes com frequência. Esse uso constante promove a inclusão social dessas pessoas, que passam a se comunicar com familiares e amigos sempre que sentem vontade (aquela saudade!).

Dificuldades para acessar a internet

Embora o número de pessoas mais velhas e idosos na internet continue a crescer a cada ano, muitos enfrentam dificuldades na hora de acessar a rede. Há, por exemplo, aqueles que dependem de filhos e netos quando querem navegar, e também os que desconhecem conceitos básicos relacionados ao computador, o que impede um acesso seguro e satisfatório.

Um dos grandes desafios é encontrar alguém com disponibilidade de tempo e paciência para ensinar todos os detalhes do acesso à rede. Os cursos de informática convencionais dificilmente resolvem o problema: ou não oferecem o suporte adequado para iniciantes que não são mais tão jovens, ou seu conteúdo não atende às necessidades mais atuais, como acesso a redes sociais e aplicativos de comunicação.

Como aprender a usar o computador e a internet com independência?

Atualmente, já há empreendedores que identificaram a necessidade de ajudar as pessoas mais velhas e até os idosos a usar o computador e a internet sem depender de outras pessoas. Um exemplo é o empresário Marcelo Ostia, que começou gravando vídeo-aulas para ensinar sua mãe, a Dona Rosana, a se conectar com a família por Skype.

Ela aprendeu tão rápido que Marcelo teve a ideia de desenvolver um curso on-line, voltado exclusivamente para ensinar essas faixas etárias a usar computador e acessar a internet. Como as vídeo-aulas são on-line, pode-se assistir quantas vezes quiser e de onde estiver – sempre haverá alguém do outro lado disposto a explicar pacientemente. O mais interessante que é o curso ensina desde o zero, passo a passo, como mexer no Facebook, Skype, e-mails, Twitter, sites… É algo realmente pensado para atender às necessidade de iniciantes e de quem já tem algum conhecimento na internet.

Para conhecer o curso, basta clicar no botão abaixo e ir diretamente à página do Marcelo.

Quero conhecer mais sobre o curso!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *