CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

15 atividades para o doente de Alzheimer desenvolver no dia a dia

15 Atividades para o doente de Alzheimer desenvolver no dia a dia

A falta de atividades favorece a aparição de alguns conflitos em casa, que devem ser sempre evitados. Procure estimular o doente a participar de algumas atividades, oferecendo estímulos que o ajudem a preservar a capacidade cognitiva e motora por mais tempo, evitando o progresso do Alzheimer.

Descubra algumas dicas para potencializar ao máximo a eficácia das atividades:

  1. Explore as habilidades que o idoso possui hoje, e não aquelas que ele tinha antes de ficar doente.
  2. Para escolher as atividades, leve em conta seus hobbies, interesses e trabalho.
  3. Faça uma lista com as possíveis tarefas a serem desenvolvidas, levando sempre em conta a opinião do doente.
  4. Lembre-se de que a aprendizagem do idoso com Alzheimer é limitada. Inclua somente atividades que o idoso conheça ou que já tenha praticado antes.
  5. Encoraje o doente a realizar as tarefas! Se da primeira vez não deu certo, estimule-o a tentar mais uma vez!
  6. Estabeleça uma rotina diária, mesmo que encontre alguma resistência por parte do idoso no início. Inclua também atividades de autocuidado, lazer, exercícios físicos e intelectuais, sempre alternando com períodos de descanso.
  7. Evite o acúmulo e excesso de tarefas.
  8. Programe pela manhã as atividades que exigem mais esforço do idoso e para a tarde as tarefas mais leves. É nessa hora que os idosos estão mais cansados que eles podem se agitar com mais facilidade.
  9. Simplifique algumas tarefas. O idoso pode encontrar algumas dificuldades em atividades que antes realizava facilmente.
  10. Promova atividades de leitura, escrita e cálculo, sempre supervisionando o idoso. Mas lembre-se: não provoque mais nervosismo e frustração caso o idoso não consiga realizar a tarefa corretamente.
  11. Nos estágios mais avançados da doença, procure realizar atividades mais fáceis, como limpar a mesa com um pano, fazer bolas de lã, montar peças de rosca etc. Elas também vão dar um ótimo resultado!
  12. Em tudo que faça, preze sempre pela qualidade do material a ser usado. Jamais utilize produtos tóxicos, cortantes ou elementos que possam ser facilmente engolidos. Sempre supervisione as atividades e esteja pronto para prestar ajuda.
  13. Reforce para o doente a importância da participação. Faça elogios e reconheça o esforço que o doente desempenhou para realizar as atividades.
  14. Ao sair de casa, esteja certo de que o idoso está com todos os utensílios de que precisa, como óculos, muletas, etc. Passeios em ambientes calmos e bem iluminados são ótimas pedidas.
  15. Faça o doente se sentir útil, dizendo-o sempre como é importante sua participação e ajuda nas atividades. É importante que o idoso se sinta valorizado e aceito em sua família.

Certamente essas dicas vão ajudar no dia a dia de cuidados com um doente de Alzheimer. Lembre-se sempre de se informar: para mais dicas, é só ir até a sessão Dicas e Cuidados do Portal do CONAZ clicando aqui. Para receber todos esses conteúdos diretamente no seu e-mail, é só se cadastrar abaixo!

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

9 ComentáriosDeixe um comentário

  • Gostei muito, mas minha mãe não responde a mais nada, só fica calada durante o dia sua única ocupação é a de despenteado seus cabelos e expor os seios .Por mais que se fale com carinho e cuidado ela não registra. A comida ainda é a maior aliada que tenho, por ser também diabetes as vezes fica complicado pois ela fica agressiva se não der mais . Já não sei mais o que fazer.Social em festas ela só quer comer as vezes preciso ir embora com ela pois não tenho controle fica agressiva e mal criada. Esse é um estágio difícil pois tem uma saúde boa só a mente confusa.

  • Gostei muito das informações dessas atividades para fazer com o paciente com Alzheimer irei tentar que com meu marido, consigo que ele lê o jornal.

  • Muito obrigada por essas informações, tinhas coisas que não sabia, daqui para frente irei aplicá-las.Fiquem com Deus!

  • Nossa , tudo o que realizamos …isto é de uma importância impar, ela adora , sempre está disposta, ela acompanha com muito entusiamos mesmo que não saia perfeito…o elogio é sempre nossa base e estímulo. Ontem mesmo ela fez fuxicos para decoração junino ficou lindo. Estamos desde o início do ano realizando atividades com materiais reciclados para festinha de aniversário de 6a da neta….está lindo qq hora enviarei algo para verem….amo inventar coisas com ela.

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *