CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

Cyber idade: pesquisa mostra que os mais velhos estão usando mais as tecnologias!

pessoa mais velha usando as tecnologias para se comunicar com familiares

Engana-se quem pensa que no século XXI são as novas gerações que estão dominando as tecnologias!

Segundo pesquisa recente (e surpreendente) do IBOPE, são as pessoas mais velhas e os idosos que mais utilizam a internet em casa. A pesquisa mostra que pessoas na faixa etária entre 55 a 64 anos passam em média 20 horas a mais na internet que os jovens!

Além de passarem mais tempo navegando, eles também são os que mais visitam páginas na internet. Possivelmente, uma das razões dessa diferença gritante é o fato de que hoje em dia é um pouco mais fácil utilizar a rede.

Internet: mais do que uma rede de contatos para todos

Além de utilizar o computador como forma de se conectar ao mundo moderno, o uso das tecnologias traz outro imenso benefício para a vida das pessoas mais velhas e também dos idosos: aumenta a saúde mental!

Um estudo realizado em 2012 apontou que homens mais velhos que usam computador são menos suscetíveis ao desenvolvimento de demências, como a Doença de Alzheimer, por exemplo. Isso porque as novas informações acionam o circuito cerebral, preservando ou aumentando a capacidade de raciocínio e a aprendizado, além de auxiliar no resgate de habilidades adormecidas.

Como aprender a navegar com habilidade e segurança?

Embora o uso da internet pelas pessoas mais velhas tenha crescido, ainda há dificuldades a serem superadas. Um dos principais problemas é a dependência de parentes e amigos: muita gente depende de filhos e netos para acessar a rede ou sente falta de alguém com tempo e paciência para ensinar.

Já existem iniciativas que têm dado muito certo nesse contexto. Um bom exemplo é o curso on-line Internet na Melhor Idade, desenvolvido por Marcelo Ostia. O curso é voltado para internautas mais velhos, iniciantes ou intermediários, e ensina passo a passo e com muitos detalhes a acessar redes sociais, e-mails, programas de comunicação e sites. A metodologia das vídeo-aulas é ótima e o preço é super acessível. Vale muito a pena conferir! Clique para ir ao site do Marcelo e conhecer o curso!

 

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Gostaria de conhecer o relatório completo da pesquisa mencionada acima. É possível? É importante conhecer todas as variáveis para fazer uma avaliação mais aprofundada.

  • Interessante estas explicações, assim que depararmos com esta situação saberemos como melhor conduzir. É disso que necessitamos informações que nos auxiliam em momentos difíceis, onde não temos a quem questionar.
    Obrigada

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *