CONAZ – Congresso Nacional de Alzheimer | Portal

Sobrepeso pode ser fator de risco no surgimento precoce do Alzheimer

sobrepeso

Pessoas com sobrepeso estão mais propensas a desenvolver Alzheimer precocemente, segundo estudo publicado pela revista “Molecular Psychiatry”. Cientistas do Instituto Nacional do Envelhecimento (NIH) afirmaram que  cada vez que o seu índice de massa corporal (IMC) aumenta depois dos 50 anos, o surgimento do Alzheimer  pode ser antecipado em média 6 meses.

Os testes foram realizados com 1.394 pacientes que não possuíam nenhuma doença neurodegenerativa, submetendo-os a testes neuropsicológicos a cada dois anos, por 14 anos.  No total, 142 pessoas que participaram dos testes desenvolveram o Alzheimer. As pessoas que já possuíam um alto índice de massa corporal aos 50 anos foram as que manifestaram os primeiros sintomas da doença.

Algumas mudanças no estilo de vida, como a prática regular de atividades físicas e uma alimentação balanceada, podem ser o ponto chave para combater o Alzheimer. “Estes resultados são importantes porque acrescentam uma quantidade grande de conhecimento sobre a relação entre a obesidade e o Alzheimer, mas, sobretudo, indicam que manter um Índice de Massa Corporal saudável desde a média idade pode contribuir para que ocorra um efeito protetor para a aparição do mal décadas depois”, afirmou Madhay Thambisetty, principal autor do estudo.

 

Coloque o seu e-mail abaixo para receber gratuitamente atualizações do blog!

4 ComentáriosDeixe um comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *